O texto A Indústria Cultural, de Adorno e Horkheimer, foi escrito em 1947 - logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, portanto. Trata-se de uma análise crítica sobre a lógica cultural do sistema capitalista (que eles vão chamar de "indústria cultural") e da sociedade de mercado.
Os autores fazem parte do que se convencionou chamar de Escola de Frankfurt, da qual fizeram parte estudiosos de tendências marxistas que se encontram no final dos anos 1920. A Escola está associada à chamada Teoria Crítica da Sociedade.
Conceitos de grande circulação nos estudos de Estética da Comunicação de Massa (como a expressão "cultura de massa" e a própria idéia de "indústria cultural") são tributárias desses estudiosos.
Entre os autores mais conhecidos entre nós, além de Adorno e Horkheimer, estão:
Walter Benjamin: autor do famoso A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, que dispensa apresentações, sobretudo porque já estudamos esse texto no semestre passado, em Teorias da Comunicação.
Herbert Marcuse: autor de A ideologia da sociedade industrial (1964), obra que denuncia aspectos totalitários dos dois regimes que, à época, confrontavam-se na Guerra Fria - o comunismo soviético e o capitalismo norte-americano.
Erich Fromm: cujas obras mais famosas talvez sejam a trilogia O medo à liberdade, Análise do homem e Psicanálise da sociedade contemporânea. Fromm é também autor de Ter ou ser?, obra em que analisa aspectos do comportamento de consumo.
Habermas: autor de O Discurso Filosófico da Modernidade, é herdeiro das discussões de Frankfurt. Foi colaborador de Adorno, entre 1956 e 59, no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt.
Para os que tiverem maiores interesses no assunto, recomendo:
HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
JAMESON, Friedric. O Marxismo Tardio - Adorno, ou a persistência da dialética. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Boitempo, 1997.
WIGGERSHAUS, Rolf. Escola de Frankfurt - História, desenvolvimento teórico, significação política. Trad. Vera de A. Harvey. Rio de Janeiro: Difeel, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário