Segundo os historiadores da arte, os gregos são os responsáveis por um conceito de arte que tem circulado ao longo da história. A palavra grega que designa o que hoje chamamos de arte é tekné, que significa "técnica" ou "ofício".
Mas há também, no Latim, o termo ars, que significa igualmente técnica ou habilidade. A acepção do termo está associada às atividades humanas ligadas a manifestações de ordem estética, desenvolvidas a partir da percepção, das emoções e das ideias.
Na Grécia Antiga, o conceito estava associado à ideia de mimesis (no mundo real, a manifestação artística deve, para Platão, representar a busca do Ideal – que, uma vez associado à perfeição da natureza, espera da arte a perfeição.
Assim, pelo ponto de vista clássico, a arte é imitação (da natureza ou das ações), e implica a busca de uma natureza ideal e universal.
O pensamento clássico não distingue arte, ciência, matemática ou filosofia. O conhecimento humano interessa-se pela busca da perfeição.
Mas há também, no Latim, o termo ars, que significa igualmente técnica ou habilidade. A acepção do termo está associada às atividades humanas ligadas a manifestações de ordem estética, desenvolvidas a partir da percepção, das emoções e das ideias.
Na Grécia Antiga, o conceito estava associado à ideia de mimesis (no mundo real, a manifestação artística deve, para Platão, representar a busca do Ideal – que, uma vez associado à perfeição da natureza, espera da arte a perfeição.
Assim, pelo ponto de vista clássico, a arte é imitação (da natureza ou das ações), e implica a busca de uma natureza ideal e universal.
O pensamento clássico não distingue arte, ciência, matemática ou filosofia. O conhecimento humano interessa-se pela busca da perfeição.
"Pasifae e o Minotauro" - aprox. 330 a.C.
Trabalho feito em pintura vermelha, técnica de cerâmica grega que consistia em pintar o fundo da peça em preto e deixar a figura principal na cor natural do barro. Depois do cozimento, a figura assumia a cor avermelhada.
No pensamento grego, a obra de arte se constituía por uma unidade entre “o belo”, “o bom” e “o verdadeiro”. A essência do belo seria alcançada a partir da sua identificação com o bom e com os valores morais instituídos.
Marilena Chauí registra que a Antiguidade (a partir da Filosofia) concebia as artes sob a forma da poética - diferentemente do pensamento moderno (a partir do séc. XVIII), que a considera sob a forma da estética.
Um comentário:
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